Os mais de 2.000 associados da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) estão em festa. É que a cooperativa foi homenageada pelo Instituto Brasileiro de Publicidade e Pesquisa (IBPP) no levantamento de preferência e simpatia pública realizado no Estado do Acre.
A homenagem aconteceu na Maison Borges na última noite da quinta-feira (28). As homenagens foram referentes aos destaques de 2014-2015.
A Cooperacre é gerida atualmente pelo extrativista Manoel Monteiro e foi fundada em 2001 em virtude da necessidade de comercialização dos produtos da Amazônia oriundos do extrativismo. Localizada em Rio Branco, a entidade é hoje responsável pela maior parte da produção de castanha beneficiada do país, e com planos de se tornar a maior do mundo.
Atualmente, ela está presente em 14 municípios acreanos e tem capacidade de beneficiar mais de 3.000 toneladas de castanha, contando hoje com 2.256 cooperados.
A Cooperacre detém, atualmente, contrato com três empresas multinacionais de grande credibilidade do mercado de alimentos, e garante a demanda com as três indústrias localizadas nos municípios de Brasileia, Xapuri e Rio Branco.
Os produtos da Cooperacre, principalmente a castanha, são certificados como produtos totalmente orgânicos e livres de qualquer tipo de toxina, fator este que garante a credibilidade e a procura das grandes indústrias alimentícias mundiais.
Atualmente a Cooperacre possui 30 galpões comunitários para armazenamento, quatro galpões centrais e cinco indústrias para beneficiamento de castanha, polpas de frutas e látex. No Brasil seus produtos são vendidos para mais de 20 Estados, dentre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e outros.
A missão da Cooperacre, que reúne cerca de 25 cooperativas e associações espalhadas em mais de 10 municípios do Estado do Acre, é atender às mais de 1.800 famílias extrativistas nas regionais do Alto Acre, Baixo Acre e Purus.