A ação foi apoiada pela projeto “Extrativismo Sustentável”, do BNDES/Fundo Amazônia, que visa o fortalecimento da economia de base florestal e da agricultura familiar
Com o objetivo de valorizar o extrativismo sustentável e o trabalho dos extrativistas do interior do Acre, a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), em parceria com a Cooperativa Agroextrativista de Tarauacá (Caet) realizou, no município de Tarauacá, uma capacitação com de 25 produtores rurais em Sistemas Agroflorestais.
Os Sistemas Agroflorestais são arranjos produtivos que possibilitam o plantio de cultivos agrícolas, juntamente com espécies frutíferas e florestais na mesma área, garantindo uma produção a curto, médio e longo prazo.
A capacitação foi uma ação apoiada pela Projeto “Extrativismo Sustentável”, do Banco Nacional do Desenvolvimento (Bndes) – Fundo Amazônia, que visa o fortalecimento da economia de base florestal e da agricultura familiar com a implantação de 2ha com Sistemas Agroflorestais em 258 propriedades rurais, totalizando 516 ha em propriedades rurais nas regionais do Alto Acre, Baixo Acre e Purus.
Em aulas teóricas e práticas, os extrativistas de Tarauacá conheceram um pouco mais sobre a utilização dos Sistemas Agroflorestais para a recuperação de áreas já desmatadas, sejam áreas de Reserva Legal (RL) ou Áreas de Preservação Permanente (APP).
“Uma ação de parceria como esta contribui em muito para o fortalecimento na agricultura familiar no município, aprendemos muito sobre os princípios de combinação de plantas”, conta Erismar de Souza, da Caet.
Em um Sistema Agroflorestal, os princípios de sustentabilidade da floresta são utilizados na combinação dos consórcios que se assemelham em estrutura e função, com alta diversidade de espécies pertencentes a diferentes grupos da sucessão ecológica das espécies, procurando ocupar alturas e espaços diferentes ao longo do tempo. Com a capacitação, a Cooperacre reafirma seu compromisso com o extrativismo no Acre e valoriza o produtor do interior, que participa cada vez mais da história da cooperativa que é reconhecida internacionalmente pelo trabalho que faz.